02/11/2007

ARRANQUE

Já lá vão alguns anos desde que comecei a interessar-me pelos discos de 78 rotações gravados em português. Para minha surpresa, à medida que o tempo vai passando sinto que a tarefa de que me incumbi levará muito mais tempo do que previa.
Só muito recentemente, por exemplo, descobri que as primeiras gravações datam de 1900. Ainda que houvesse suspeitas nunca se tinha descoberto um disco gravado nesse ano. Por isso inicio este blogue com a notícia de que possuo dois desses discos. São gravações efectuadas no Porto em Outubro/Novembro de 1900 (só futuras pesquisas poderão determinar a data exacta). Num dos discos o actor DUARTE SILVA canta o FADO HYLARIO. No segundo outro actor, de seu nome JOSÉ BRITO canta o fado OH! JULIA.
Mesmo que este blogue não tenha muitos visitantes, considero este espaço um local de reflexão e de partlha do que vou descobrindo, até porque é necessário deixar um ALERTA pelo que se está a passar com a situação do espólio de discos de fado (e não só) tantas vezes anunciado como estando a caminho de Portugal.
O CERTO É QUE AINDA NÃO VEIO!!
E SE CALHAR NUNCA VIRÁ!!
Por isso vou continuar este esforço para ir encontrando mais e mais discos que decerto poderão um dia ser úteis para um futuro e prometido MUSEU DO SOM, ainda que as instituições culturais deste país tudo façam por ignorar este trabalho. Mas eu não trabalho para elas, trabalho para a nossa CULTURA.
Por agora já chega, vou esperar reacções e comentar.

7 comentários:

Fadista disse...

Parece que este vai ser o primeiro comentário; assim sendo, começo por desejar longa vida e sucesso ao 78 rotações! Tb. tenho uns exemplares destes que talvez lhe interessem; para digitalizar, por ex.. E vinil, tb. há umas gravações que nunca foram digitalizadas para fins comerciais... Então a colecção de discos portugueses continua por terras de SMR !? Pois é! Vamos a ver se voltam!...

Anónimo disse...

Caro Amigo José Moças,

Gostei desta sua iniciativa de modo a chamar a atenção de todos para a importância das antigas gravações de artistas portugueses em discos de 78 rotações.

Boa sorte. Espero que consiga atingir todos os objectivos que se propôs com a criação deste blogue.

Duarte Mendonça

Anónimo disse...

Pois eu nunca participei nesta coisa de blogues mas como o tema me interessa deixo aqui o meu contributo apenas para dar os parabéns ao Zé pela iniciativa. Espero que este forum contribua para enriquecer o que sabemos sobre gravações antigas de música portuguesa e também de outras músicas que com Portugal viajaram pelo mundo. Há alguma forma de enviar informações sobre documentação que as pessoas tenham consigo? Estás a pensar fazer uma BD on-line para os diferentes colaboradores irem acrescentando dados? Era interessante, não?
SSardo

velhogramofone disse...

Relativamente ao que refere a SSardo no seu comentário, muita coisa há para fazer neste blogue, mas eu ainda estou a prender a lidar com ele. O meu objectivo é melhorar o seu conteúdo, por isso esta ideia de se constituir a base de dados já estava pensada. Tenho que saber como a levar por diante em termos práticos. É certo que neste momento eu estou já a elaborar essa BD, mas ainda vai demorar muito tempo até a completar, pois são muitos os discos de que tenho informação, datas de gravação, músicos intervenientes, autores, etc. Se houver alguém que me queira ajudar nisto é favor oferecer-se, já que o resultado final é para todos os que por aqui passarem. Criar essa base de dados online seria fantástico. É bom lembrar que todo o trabalho que tem sido feito nasce apenas da boa vontade de alguns carolas. Existem alguns blogues muito interessantes que quero partilhar convosco e que nesta área já possuem um manancial fantástico de informação.

João Paulo Meneses disse...

caro mokas
mais vale tarde do que nunca; que não te falte o entusiasmo, que cá estaremos para te ler.
abraços

Anónimo disse...

Bem hajas, Zé, pelo teu trabalho em prol da memória do nosso «fado» -- a ver se esconjuramos de vez o nosso atávico «fatalismo»...!
Que não te esmoreça o ânimo nos embates duríssimos com a nossa institucional incapacidade de dar asas a grandes projectos!
Luis Mateus

António Pires disse...

Caríssimo José Moças:

Em primeiro lugar, sejas bem-vindo à blogosfera!

Em segundo, muito obrigado pelo link para o Raízes e Antenas, que vou já retribuir...

E em terceiro, espero que esta tua longa luta tenha um final feliz. Um final que será também o início de uma bela aventura!

Um grande grande abraço...