07/11/2007

AS PRIMEIRAS GRAVAÇÕES

Aqui vou deixar a informação sobre as primeiras gravações em disco realizadas em Portugal, no ano de 1900, na cidade do Porto. Publica-se assim, pela primeira vez em Portugal, a listagem completa com informação do intérprete e o título da obra interpretada:

BANDA DA GUARDA MUNICIPAL DO PORTO
Cantos do Minho
Fados de Coimbra
A Chula
Coro dos Foguetes
Hymno Nacional Portuguez
Marcha Energica
Branca

SR. SOUZA (tenor)
Fado Monsão
Fado popular I
Fado popular II
Fado popular III
Fado popular IV

REYNALDO VARELLA
Canção Bohemia
Fado sentimental
Fado D´Anadia
Fado de Lisboa
Fado de Coimbra
Ai que lindo bonequinho
Canção das Carvoeiras
O malhão
Fado da Beira
Fado da Mouraria
Canção da Noite
Fado das Praias
Canção de S. João
A Rosa Tyranna
A Maria Francisca
Canção Marinheira
Canção de Coimbra

JOSÉ VAZ
Título desconhecido

DUARTE SILVA
A Desgarrada
Fado Hylario (minha colecção)
Fado Corrido

JOSÉ BRITO
A moda da Rita
Mathilde levanta a saia
Vae-te embora António
Deixa-me fallar baixinho
O vindima
Oh! Julia (minha colecção)

VICENTA POLOPE
Fado Hylario
Rica prima
Valsa dos Narcissos
Rei Damnado
A Barquinha

REIS (voz feminina)
Fado Guilhermina
Barcarola

VEIGA (acc à guitarra)
Fado Corrido
Fado Olhos Verdes
Fado de Robles
Vira de Coimbra
Fado das Trevas
Fado Ernesto
Fado dos Remadores
Fado Minha Guitarra
Fado do Alli... a preta
Fado Portuense
Fado de Aurora
Fado da Madrugada

Com os elementos de investigação que possuímos, acreditamos que não haverá registo nenhum anterior a estes, efectuados nos meses de Outubro e Novembro de 1900.
A história de como estas gravações aconteceram irá ser contada mais tarde. Curioso que muito recentemente descobri alguém que já tinha esta informação, sem que entre nós tivesse havido qualquer contacto. Mas como a sua história tem muito mais detalhes que a minha vou pedir-lhe que seja ele a publicá-la neste blogue. Aguardem uns dias.

2 comentários:

restelo21 disse...

Os meus parabéns pelo seu notável esforço em dar a conhecer os discos de fado em 78 rpm. Relativamente à lista de discos que terão sido gravados em 1900,gostaria de ter mais detalhes sobre a forma da datação. gostaria também de saber se o "Veiga" que refere é o Henrique Veiga que gravou, pelo menos, um disco para a Odeon.

velhogramofone disse...

Acerca da identidade do nome que aparece como Veiga, neste momento não posso acrescentar muito mais, uma vez que não disponho de mais dados suplementares, como, por exemplo, o próprio disco! Coisa que possivelmente nunca vamos ter! De qualquer forma posso dizer-lhe que há vários registos em nome de VEIGA, mas essa lista está ainda por ser completada por mim. Quanto à base de dados, neste momento, e por uma questão pessoal, posso apenas referir que parte dela foi-me dada por um investigador inglês que esteve durante vários anos (cerca de duas décadas) a trabalhar nos arquivos da EMI em Inglaterra. São dados seguros, que um dia irei revelar aqui neste blog quando tiver mais disponibilidade. Neste momento estou no Museu do Fado a inventariar os discos do espólio que chegou de Inglaterra (finalmente) e cuja viagem ainda nem sequer tive oportunidade de relatar. Lá para o mês de Março terei tempo para o fazer.